domingo, 27 de novembro de 2011

Acessibilidades em Websites


No âmbito da disciplina Tenologias de Informação e Comunicação aplicadas às N.E.E. foi-nos proposto analisar se os websites são acessíveis a todos ou se pessoas com algum tipo de deficiência poderão ter dificuldades em utilizá-los de forma adequada.
Esta tarefa fez-me refletir sobre a forma como a sociedade atual se encontra constituída e como, por vezes, se “esquecem” aqueles que têm limitações. Na medida em que, existem muitos websites que não têm características que permitam uma acessibilidade simples e eficaz. Pois, para que seja possível todos os cidadãos terem acesso à informação disponível na internet é necessário que os websites tenham em atenção os seguintes aspetos:
ü  a informação mais importante deve estar no início da página e a linguagem deve ser simples e clara;
ü  as molduras devem ser limitadas;
ü  os gráficos devem ser evitados;
ü  as imagens, o vídeo ou som devem ter texto alternativo;
ü  as cores devem ter contraste ou permitir que possam ser alteradas;
ü  a navegação com teclado e rato deve ser possível e o tamanho da letra deve poder ser aumentado;
ü  o browser deve ser independente e a sua tecnologia deve ser segura;
ü  os dados devem estar disponíveis em vários formatos e o nome dos domínios deve ser curto e simples de memorizar.
Deste modo, considero que é importante termos consciência de que nem toda a informação presente na internet está acessível a todos. Contudo, acredito que com a evolução da tecnologia, existe tendência para que a acessibilidade comece a ser estendida a todos os grupos, independentemente das suas especificidades.

Documento consultado:
http://moodle.inuaf-studia.pt/file.php/133/01_tic_janela_para_o_mundo/towards_barrier-free_communication_1.pdf

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A utilização das tecnologias


Encontrei este filme no Youtube e pensei que seria uma boa forma de relembrar que, enquanto professores, devemos utilizar  as tecnologias como uma ferramenta pedagógica. Na medida em que, a utilização de tecnologias em contexto de sala de aula deve ter como objetivo facilitar as aprendizagens dos nossos alunos, proporcionando o seu desenvolvimento  intelectual. Em vez, de serem utilizadas como uma ferramenta que nos permite introduzir conteúdos. Pois, mais importante que apresentá-los é fazer com que os alunos os compreendam e que se sintam estimulados para os utilizar noutros contextos e de forma correta, dando assim um verdadeiro sentido ao processo de ensino-aprendizagem.
Deste modo, penso que o professor deve ser capaz de utilizar as novas tecnologias como um instrumento que permite aos alunos ter acesso a  vários tipos de informação, a qual deve ser transformada em conhecimentos que estes poderão aplicar no futuro em contextos reais.

sábado, 12 de novembro de 2011

O potencial educativo das TIC

Considero que é bastante importante, os professores possuírem a capacidade de acompanhar a evolução tecnológica e tentarem adaptar as suas metodologias de trabalho aos alunos. Pois, a tecnologia está em constante aperfeiçoamento e se o ser humano possuir desde cedo conhecimentos nessa área a sua integração na sociedade será facilitada, tanto ao nível dos estudos enquanto crianças e jovens, como nas suas futuras profissões enquanto adultos.
Sendo assim, o professor deve adequar a sua linguagem aos "alvos" que quer atingir e tentar estar sempre atualizado para poder preparar da melhor forma os seus alunos para o seu futuro profissional.
Atualmente, os "nossos" alunos são muito curiosos e têm acesso a muita informação, o que pode ser um aspeto facilitador do processo de ensino/aprendizagem. Desde que o professor seja capaz de “guiar” os seus alunos na aquisição e aplicação desses conhecimentos.
Quanto à preparação dos jovens para o futuro, penso que, estes têm crescido tendo acesso a diversificadas Tecnologias de Informação e Comunicação, o que lhes permite estarem mais ou menos preparados para a evolução das novas tecnologias e para a inserção destas no dia-a-dia. Pois, desde muito cedo estes têm sido estimulados a utilizar e manipular várias “ferramentas” tecnológicas.
Todavia, acho que com a utilização exagerada das TIC, vão-se perdendo as relações e a comunicação entre as pessoas, e isso é, de certeza, um ponto que pode prejudicar os jovens da atualidade. Na medida em que se vai perdendo a comunicação direta entre as pessoas, o que  poderá dificultar a interação entre pares. Ainda, posso referir que devido ao sedentarismo provocado pela utilização exagerada das novas tecnologias a maior parte dos jovens, poderão ter problemas de saúde na idade adulta.
Deste modo, parece-me que é importante sermos capazes de aproveitar os benefícios inerentes à utilização das TIC e termos presente que o seu uso excessivo pode ser prejudicial a alguns níveis. Agora, cabe a cada um de nós e aos jovens gerir de forma adequada tudo o que tem surgido nesta área.