O Currículo tem como finalidade a educação, concretizando-a no processo de ensino/aprendizagem. Sendo assim, o currículo surge como as decisões políticas do Governo e do Ministério da Educação que são implementadas a nível nacional. Contudo, cabe às escolas colocar em prática estas decisões, reformulando-as no Projeto Educativo de Escola e adequando-as às necessidades dos alunos e ao contexto educativo em que as escolas estão inseridas.
Posteriormente, o professor executa estas decisões dentro da sala de aula, adequando-as às características dos seus alunos com o objetivo de os guiar no seu processo educativo. Pois, o professor é, actualmente, o intérprete, o árbitro e o guia na implementação das finalidades das instituições. (in Machado, F.A.,& Gonçalves, M.F.M.)
Sendo que a metodologia de projeto é utilizada no contexto educativo pareceu-me pertinente referi-la, na medida em que esta se caracteriza por implicar um método de acção participado, solidário, tendo em vista objectivos realizáveis e estabelecidos de comum acordo. Procura-se, através dele, encontrar respostas para determinados problemas (in http://aulaportuguesonline.no.sapo.pt/modulo11.htm)
Considero que é importante relembrar que como professores temos um papel fundamental na formação dos nossos alunos e que os "projetos" existentes nas nossas escolas têm como principal objetivo colocar em prática estratégias que permitam o desenvolvimento das suas capacidades.
Bibliografia:
Machado, F.A. & Gonçalves, M.F.M. (1991). Currículo e Desenvolvimento Curricular – Problemas e Perspectivas. Rio Tinto, Edições ASA: 181-183).
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