No seguimento, de pesquisas relacionadas com a diferenciação pedagógica e a inclusão deparei-me com a metodologia do Movimento da Escola Moderna e com o instrumento denominado Plano Individual de Trabalho (P.I.T.) que considerei que pode ser uma boa forma de trabalhar a heterogeneidade das turmas com que trabalhamos e, também, um bom instrumento para fomentar a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Deste modo, de seguida apresentarei algumas considerações sobre este instrumento.
O P.I.T. é um instrumento que se guia pelos seguintes princípios: gestão participada do currículo, em que os alunos participam ativamente; diferenciação pedagógica, pois promove a inclusão, defendendo que se todos são diferentes todos têm um P.I.T.; autorregulação e avaliação formadora, em que o aluno deve saber porque tem que aprender e como deve avançar para atingir os objetivos do currículo; inclusão, visto que não existem turmas homogéneas e que se tem que aprender a gerir a homogeneidade numa perspetiva inclusiva; e na construção de uma comunidade de aprendizagem ao serviço de uma cultura de cooperação, na medida em que todos têm que se preocupar com a aprendizagem dos outros.
Este instrumento encontra-se ao serviço da gestão do percurso da aprendizagem pelo aluno, pois cria sentido para o trabalho escolar, visto que gera um compromisso social que obriga a ter que fazer o P.I.T.. Permite, ainda, a construção de competências e de técnicas de trabalho intelectual, promovendo, o estudo autónomo, fazendo com que os alunos resolvam questões e reflitam sobre os problemas. É de referir também que este tipo de trabalho possibilita a construção de hábitos de estudo e a construção de produtos culturais autênticos, nomeadamente, o sentido do trabalho escolar, visto que as aprendizagens devem fazer sentido para depois serem aplicadas no quotidiano, havendo assim um maior envolvimento por parte dos alunos. Ainda, facilita a construção de saberes em cooperação, pois todos estão envolvidos, sendo que os alunos também aprendem fora da escola e, por este motivo, a escola funciona como organizador de todas as aprendizagens. Para finalizar, promove a autonomia, porque leva os alunos a organizar o seu tempo e a saber o que têm de fazer de acordo com os seus objetivos.
O P.I.T. é um instrumento de pilotagem do aluno que lhe permite registar a planificação e avaliação do seu trabalho durante o tempo de estudo autónomo e durante o tempo de projetos e permite a sua participação em momentos coletivos, possibilitando o registo da forma como o aluno realizou os seus trabalhos. e o seu trabalho é avaliado.
A avaliação do P.I.T. é realizada durante a semana tendo em consideração as opiniões dos colegas e do professor, em coletivo e mediante critérios que se vão construindo em conjunto e que decorrem da avaliação semanal.
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Bibliografia:
Grave-Resendes, L. & Soares, J. (2002) Diferenciação Pedagógica.Universidade Aberta. Lisboa
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