Desde sempre que o ser humano teve necessidade de comunicar. Contudo, existem pessoas com deficiência (física, auditiva, visual ou mental) que estão limitadas para comunicar com o mundo que os rodeia.
A impossibilidade de utilizar a fala como forma de comunicação pode fazer com que haja necessidade de usar um Sistema de Comunicação Aumentativo/Alternativo.
A Comunicação Aumentativa caracteriza-se por ser a comunicação complementar ou de apoio e (...) promover e apoiar a fala e garantir uma forma de comunicação alternativa se a pessoa não aprender a falar. Enquanto a Comunicação Alternativa se destingue por ser qualquer forma de comunicação diferente da fala e usada por um indivíduo em contextos de comunicação frente a frente. TETZCHNER (2000)
A utilização destes sistemas de comunicação permite que a comunicação seja efetuada e que pessoas que estejam incapacitadas ao nível da fala possam interagir, comunicar e se expressar, desenvolvendo as suas capacidades enquanto seres humanos.
Os sistemas de comunicação alternativa/aumentativa permitem o treino das capacidades de atenção, de memória, entre outros, que facilitam o desenvolvimento das estruturas mentais. Deste modo, estes sistemas promovem o desenvolvimento global da criança, a sua independência e autonomia, a sua integração em meios diversificados, aumento do conhecimento do meio em que está inserida e uma maior participação em meios diversificados.
Para facilitar a comunicação são utilizados "sistemas de signos", nomeadamente, os signos gestuais (língua gestual), os signos gráficos (Bliss, SPC, PIC, Rebus, etc.) e signos tangíveis (fichas Premack-feitas em madeira).
Bibliografia:
TETZCHNER, S.; MARTINSEN, H (2000) Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Colecção Educação Especial. Porto. Porto Editora.
Sem comentários:
Enviar um comentário