No âmbito da disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas às NEE, foi-nos proposta a elaboração de uma atividade utilizando o software Boardmaker que pudesse ser aplicada no contexto profissional em que estamos inseridas. Deste modo, decidimos planificar uma atividade que permita a participação de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas aulas de inglês das Atividades de Enriquecimento Curricular do 1º ciclo do Ensino Básico. Esta atividade terá como finalidade uma aprendizagem interativa que favoreça o raciocínio, assim como o desenvolvimento de capacidades cognitivas e de linguagem nas crianças com NEE. Tendo como objetivos específicos fomentar uma relação positiva com a aprendizagem da língua inglesa; estimular a capacidade de concentração e memorização; reconhecer os números até 10; reconhecer os dias da semana; associar a palavra à imagem e selecionar e organizar informação. Os conteúdos a explorar através da atividade serão os dias da semana, os algarismos (1-10) e alguns alimentos.
Esta atividade destina-se a crianças do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico, com idades compreendidas entre os sete e os oito anos e diagnosticadas com síndrome de Down/trissomia 21.
“A finalidade da educação de crianças t-21 é a mesma do que a da educação geral, ou seja, oferecer-lhes todas as oportunidades e assistência para desenvolver as suas faculdades cognitivas e sociais específicas até ao mais alto grau que lhes for possível.” (López Melero, M., 1983) in Necessidades Educativas Especiais (Bautista, 1993, 234).
Segundo Bautista, em Necessidades Educativas Especiais (1993), estas crianças possuem atrasos em todas as áreas cognitivas, sendo estes mais evidentes ao nível do desenvolvimento da linguagem.
Planificámos uma aula de inglês que consiste na audição e visualização da história “The very hungry caterpillar”. Posteriormente, os alunos são incentivados a recontar a história ouvida, explorando oralmente os conteúdos abordados. Como atividade de consolidação vamos utilizar uma grelha de imagens do Boardmaker, onde apresentamos duas opções no quadro principal: “Listen and watch the story”, que permitirá ao aluno ouvir a história ao mesmo tempo que visualiza as imagens. “Games”, que conduzirá o aluno a outro quadro onde pode escolher entre “Order the story” e “Days of the week”. O primeiro permite ao aluno ordenar a história utilizando imagens, enquanto o segundo pretende que o aluno associe os dias da semana aos alimentos comidos pela lagarta ao longo da história.
Quadros "Days of the week" e "Order the story" realizados com o programa boardmaker |
Bibliografia:
Bautista, R. (1997) (Coord.) Necessidades Educativas Especiais. Lisboa: Dinalivro.
BENTO, C. et al. (2005). Programa de Generalização do Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico – Orientações Programáticas. Lisboa: Ministério da Educação – Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Correia, L. M. (1999) Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Classes Regulares. Colecção Educação Especial. Porto: Porto Editora.
Ministério da Educação. (2004) Organização Curricular e Programas, Ensino Básico – 1º Ciclo. 4ª Edição. Ministério da Educação – Departamento da Educação Básica.
Ministério da Educação. (2001). Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais. Lisboa: Ministério da Educação – Departamento da Educação Básica.
BENTO, C. et al. (2005). Programa de Generalização do Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico – Orientações Programáticas. Lisboa: Ministério da Educação – Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.
Correia, L. M. (1999) Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Classes Regulares. Colecção Educação Especial. Porto: Porto Editora.
Ministério da Educação. (2004) Organização Curricular e Programas, Ensino Básico – 1º Ciclo. 4ª Edição. Ministério da Educação – Departamento da Educação Básica.
Ministério da Educação. (2001). Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais. Lisboa: Ministério da Educação – Departamento da Educação Básica.
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